quinta-feira, 7 de março de 2013

Como começar?

Depois de tomada a decisão de sair de casa senti falta de alguma orientação de como começar.
E agora o que que eu faço?

Primeiro coloque suas finanças em dia. Limpe seu nome, seu cartão de crédito, suas dívidas, pois assim será mais fácil de alugar , eles investigam sua vida toda, normal.
Antes faça um teste. Se você quer pagar , por ex, 1000 reais de aluguel, deposite na poupança os 1000 + contas durante uns 3 meses e veja se você consegue sobreviver com o que sobrou. Lembre-se também que terá conta de água, luz e IPTU como despesas básicas. Tomando base pelas minhas contas isso dará uns R$ 150,00.
Lembrando que "sobreviver" inclui comida, objetos de higiene pessoal, remédios, cursos, compra de sapatos ( acredite, você esquecerá compra de sapatos), e compra de coisas para casa, um copo, um prato, um chuveiro que queima...)


Elas estarão na sua vida , até o final de seus dias. O.O

Se depois desses três meses você avaliou e viu que sim, consegue pagar um aluguel, as contas e ainda não morreu de inanição, parabéns! Está pronto para a próxima etapa!
E ainda já conseguiu guardar a grana que pode ser usada como depósito fiança.

Agora se deu tudo errado...


Calma, dar chilique não adiantará muita coisa ...

...e você ainda quer se aventurar nessa considere dividir as despesas com um amigo, colega ou um desconhecido mesmo. Isso depende do motivo pelo qual você quer se aventurar.

Se você quer ficar mais próximo do trabalho/faculdade, e passa pouco tempo em casa, diria que morar com um desconhecido é uma opção sim. Nesses sites como http://www.easyquarto.com.br/ você pode achar "pessoas normais" ou repúblicas legais e gastará metade de um aluguel. Eu digo "pessoas normais" pois muitos anúncios parecem que estão procurando uma transa e não são sérios. Então, cuidado!

Se desconhecidos dão medo morar com amigos pode parecer a opção mais lógica mas sempre haverá surpresas. Escolha uma pessoa responsável e que não seja a mimadinha da mamãe, que tenha uma fonte de renda pra você não precisar segura o BO em todos os momentos. Ao alugar , se forem alugar em conjunto, coloque o seu nome no contrato pois sublocação não é permitida e assim não ficará aquele clima "a casa é minha e você está de favor". Deixem claro as regras e o pagamento das contas. Vocês precisarão de muita conversa e ajuste para uma convivência legal. Não reclame pelos corredores e seja direto com a pessoa.

Se você se mudar para a casa de um amigo que já mora sozinho lembre-se de respeitar as regras vigentes da casa. MUITA paciência será necessário. Não seja um folgado na casa que está te acolhendo.

O próximo passo é escolher a localização para morar.

Até lá!




Ahhhhh que felicidade! A pergunta é: ATÉ QUANDO? Fique calmo(a). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário